sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Você pensa em "R$" ou em "%" ???

Ref. O homem mais rico da Internet Como é que o "mesmo valor" pode ter diferenças tão grandes ??? As pessoas deixam muitas oportunidades fabulosas passar bem diante dos seus olhos simplesmente porque não entendem a diferença entre pensar assim


**** (R$) ****



Ou pensar assim



**** (%) ****

E por não entenderem a diferença perdem boas oportunidades de começar a acumular ativos e riqueza. Posso dar um exemplo simples, que pode ser seguido até por crianças que querem guardar ou aumentar o dinheirinho da mesada. Digamos que você ganhou R$ 10,00 de mesada. Se no seu bairro moram muitas crianças que gostam de jogar bolas de gude (no Rio de Janeiro, quase todas as crianças...) Com estes R$ 10,00 de mesada, você pode comprar um saco de 5Kg de bolinhas de gude. Digamos que um saco de 5Kg tenha 1000 bolinhas de gude. Se você separar estas 1000 bolinhas em pequenos saquinhos de 20 bolinhas e vender cada saquinho a R$ 1,00 (preço médio) então você terá ganho, ao vender as 1000 bolinhas, a bagatela de R$ 50,00!!! Se você se concentrar nos valores, ficará decepcionado. Afinal, são valores pequenos. Mas pense por um momento: Você Tinha R$ 10,00 quando começou, e agora, tem quase R$ 50,00 (digo quase porque você tem que lembrar das despesas com os saquinhos e com as passagens..) ou seja VOCÊ GANHOU QUASE 500% DE LUCRO em uma única operação!!! Entendeu agora a diferença...???


Não são R$ 50,00... São 500% de lucro !!!


Nenhum outro investimento lícito dá um lucro tão grande e com tamanha segurança... Viu como é diferente... O pobre (irei dar minha definição de pobre e rico em breve) só enxerga os R$, por isso não ganha dinheiro. A algum tempo fui comer um cachorro quente numa barraca aqui perto da minha casa. O valor do cachorro quente era R$ 1,20 e, de repente, passou a custar R$ 1,50... Eu reclamei um monte... Pô... Foi um aumento vertiginoso!!! Sabe o que a dona da barraca me falou??? "Deixa de ser mendigo... Reclamando de R$ 0,30!!!" "Não senhora... Eu não estou reclamando de R$ 0,30... Estou reclamando de um aumento de 25% em um ano!!! - Nenhum investimento decente paga 25% ao ano... Meu salário não aumentou 25%, meus clientes nunca aceitariam um reajuste de 25%... Porque eu aceitaria um aumento de 25%???" Ela ficou sem ter o que falar, se limitando a ficar "rosnando" alguma coisa sobre eu ser "mão de vaca"... Só que o "mão de vaca" aqui se recusou a pagar um aumento de 25%... Quer saber o resultado? Eu não comprei o cachorro quente, e umas 5 pessoas também não, porque abriram os olhos de repente e viram que eu estava certo. Pra minha surpresa, depois de um tempo, a coroa voltou o cachorro quente pra R$ 1,20 porque a minha idéia "infectou" outras pessoas que davam o mesmo "show" na barraca da mulher e "infectavam" cada vez mais pessoas... Teve uma sexta-feira que ela só conseguiu vender uns 10 cachorros quentes (média diária de 50). Por isso eu digo: Pense como os ricos. Pense em medidas de % Ou então pense como os pobres, em R$ e continue pobre, até aprender a lição.

Nenhum comentário: